quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS

ACOLHENDO AS FAMÍLIAS



Quando a criança passa a frequentar o CEI, creche ou EMEI, faz-se necessário (...)integrar as ações e projetos das famílias e das instituições de educação infantil.

O trabalho com as famílias requer que as equipes de educadores trabalhem para compreendê-las e tê-las como parceiras.(...)

Um ponto inicial de trabalho integrado da instituição de educação infantil com as famílias pode ocorrer no período inicial de adaptação e acolhimento dos novatos. Isso se fará de modo mais produtivo, se nesse período os professores dão oportunidade para os pais descreverem seus filhos e as expectativas que têm em relação ao atendimento no CEI, creche ou EMEI enquanto lhes informam e com eles discutem os objetivos propostos pelo projeto pedagógico da unidade e os meios organizados para atingi-los.(...)
Com certeza, o grande beneficiado dessa relação de apoio e estímulo é a criança.

                                                                      ORIENTAÇÕES   CURRICULARES Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas

Certos de que é preciso acolher sempre e de que a parceria com as famílias precisa ser muito mais do que uma boa relação restrita aos cinco minutos de contato estabelecido nos momentos de entrega e de retirada das crianças, a equipe do CEI Waltinho tem buscado investir cada vez mais nessa relação.






Neste ano, por solicitação do grupo, reservamos um dos dias de reunião pedagógica do inicio de fevereiro para garantir encontros com as famílias antes mesmo das crianças chegarem.





Essa é uma ação importante para amenizar o difícil momento de chegada das crianças no CEI.






É muito importante para as crianças  que  professores e famílias se conheçam e  estabeleçam um laço de amizade e confiança.

Isso favorece a construção de vínculos importantes que farão com que a adaptação da criança ao CEI se dê de forma mais tranquila.





Optamos mais uma vez por investir num encontro mais informal que favorecesse uma relação gostosa entre as famílias e os profissionais do CEI Waltinho.






Planejando com muito cuidado e carinho esse encontro:

O corredor foi decorado com muitas imagens que contavam um pouco do trabalho que a Unidade vem desenvolvendo nos últimos anos e as portas traziam as fotos e nomes dos professores para as famílias já pudessem ir conhecendo


Os espaços foram preparados com muito carinho para receber as famílias das nossas crianças.


Logo na entrada, uma lista das crianças com a indicação da sala em que estava matriculada e funcionários sempre muito atenciosos para auxiliarem as famílias a encontrar a sala do seu filho.

Logo os pais chegaram e foi bom ver a Unidade cheia de novo.
Tudo o que desejávamos era que ali começasse uma história de parceria, cumplicidade e carinho. Porém, sabíamos também que não basta desejar. É preciso garantir ações que contribuam para transformar aquilo que desejamos em realidade de fato:


Cada professor recebeu a família das suas crianças que puderam conhecer melhor a sala e os profissionais que trabalhariam com seus filhos.


Repetimos a experiência do ano passado e planejamos uma oficina de customização das agendas onde pais estariam com as  professoras do seu filho.




Cada família deu seu toque especial para personificar a agenda que já traziam os principais informes. 

Nosso propósito para esse encontro é desconfigurar um modelo de reunião escolarizado do tipo: “Senta que eu vou te dizer como a escola funciona” e no lugar disso, favorecer uma relação de maior proximidade, cumplicidade e parceria entre os profissionais da Unidade e os familiares.


Reservar espaços de voz e de escuta das famílias e de suas expectativas é fundamental para se estabelecer uma relação pautada em confiança, respeito e parceria.

Só quem assume o compromisso de  ser espaço de voz e de escuta. 

 

 É que pode colher os frutos de “ser junto”:



  

O encontro foi muito bom!
Falar, ouvir e ser ouvido, acolher e ser acolhido, estar e ser junto é o que marca uma relação de parceria como a que queremos construir aqui.
Crianças, familiares e professores todos juntos como deve ser.

  

Veja mais fotos desse encontro:



Sonhamos com uma relação de parceria com as nossas famílias
Uma parceria que vá para muito além dos encontros na hora da chegada e saída das crianças,
Sonhamos com a participação de todos
Para muito além de organização das mochilas , da presença nas reuniões ou dos bilhetes trocados nas cadernetas.
Não que isso não seja importante, mas não é só isso!
Uma parceria de verdade pede antes de mais nada, conhecer pelo nome, confiar, conversar sempre, olhar nos olhos, estar disposto a ouvir e se colocar no lugar do outro e  achar importante  a sua  opinião.
Tudo isso, regado à gentileza, cuidado, respeito e prazer em estar e ser junto.
Queremos ser mais do que espaços de voz, queremos ser espaço de escuta!
Queremos sonhar com os mesmos sonhos de uma educação de qualidade para todas as crianças e de um mundo melhor pra todos.









sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Espaços e Ambientes educativos


Os espaços do CEI Waltinho em 2013

A equipe do CEI Waltinho tem feito um trabalho interessante com a elaboração de espaços. 
O trabalho com cantos já é uma prática dos nossos professores, bem como a preocupação com um ambiente educativo que favoreça a autonomia a escolha e a interação em pequenos grupos. 




  
Conheça esse percurso acessando nossas postagens mais antigas

FAZ DE CONTA NO CEI

ESPAÇOS E AMBIENTES EDUCATIVOS

NOVOS ESPAÇOS NO CEI WALTINHO






Garantir um ambiente agradável, aconchegante e ao mesmo tempo desafiador e interessante tem sido uma preocupação constante desses profissionais. 


A equipe do CEI Waltinho trabalhou "duro" nos primeiros dias e realizou um trabalho belíssimo  com os espaços. 


As soluções criativas e belas dão a dimensão do crescimento desse grupo que e evidenciam sua concepções  




Conheça algumas das intervenções nos espaços, feitas pelos professores no início desse ano, para receber nossas crianças e famílias: 






Para conhecer mais veja o vídeo:



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A chegada das crianças 2013

ACOLHER A TODOS SEMPRE
 “A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação”
Cisele Ortiz

                       "Acolhimento" foi uma palavra que ganhou um sentido especial pra mim no trabalho com os pequenos bem pequenos na educação infantil. 
                              Mas  é muito mais do que uma orientação ou prescrição que marca o           tempo de chegada das crianças ao início de cada ano.
 É um principio das relações humanas !
Irene

No entanto ser acolhido não é uma necessidade específica dos pequenos do tempo de chegada das crianças ao início de cada ano.

Precisamos todos e cada um de nós sermos acolhidos nas mais diversas necessidades e isso pede um olhar sensível e cuidadoso do outro.

 Ser cuidado  é uma necessidade humana permanente .

Ouvi uma vez que "cuidar é ocupar-se do outro"

Acolher pressupõe  então, cuidar, preocupar-se com o bem estar do outro .

É  preciso acolher a todos, sempre!



Tempo de chegada das crianças no CEI Waltinho

O momento de chegada das crianças no CEI é um tempo difícil pra todos: Pais, professores e principalmente para as crianças.
                                               
Afastar-se da família... 

 Conviver com um grande número de pessoas que, num primeiro momento são estranhas para ela...

 Cheiros, gostos, sons diferentes do que ela esta acostumada...

Para os professores, esse também é um período difícil. 

Conhecer as crianças, saber seus nomes , seus gostos e hábitos, relacionar-se com as famílias... 


 Esse é um tempo que pede muita sensibilidade e competência dos profissionais que trabalham com os pequenos. 




Para as famílias que deixam seus filhos no CEI também não é um momento fácil!

A insegurança em deixá-lo com pessoas que, apesar de profissionais , são estranhas a eles.
Será que vai estranhar? será que vai chorar Será que vai comer?

Como fazer para amenizar esse  período tão difícil pra todos ?

Pensar nisso é, não só um atribuição profissional de toda uma equipe educativa como um compromisso humano de todo aquele que escolheu trabalhar com a matéria prima mais preciosa do mundo:
                                             Gente!!! .

Os adulto e a instituição têm responsabilidades para além de esperar que a criança pare de chorar.
É preciso pensar em ações, planejar intervenções para que o outro fique bem.
Precisamos assumir o compromisso do olhar sensível que enxerga as necessidades de colo, de afeto e de segurança e que nem sempre se manifestam na forma do choro.
Muitas vezes, as famílias também precisam desse olhar sensível e acolhedor.
É muito importante amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável e estabelecer vínculos importantes de confiança entre as famílias, as crianças e a escola.
Para tanto, é preciso envolver a todos.
Envolver toda a equipe de funcionários no compromisso de acolher bem a todos, sempre!
Partilhar com as famílias, na intenção de que sejam nossos parceiros nesse processo.

Todos têm muito a contribuir, cada um a seu modo, para que esse período tão difícil seja o melhor possível para todos.
Nossos pequenos estão chegando! 

Acolhimento no CEI Waltinho - 2012
     


  
Temos reparado um grande compromisso e dedicação dos professores no trato com as crianças e  iniciativas muito interessantes que fazem toda a diferença nesse período difícil para os adultos e as crianças.
•        O jeito que muitas salas têm sido organizadas para receber as crianças (com brinquedos, histórias espaços e  cantos diferentes para a criança escolher)



•        O cuidado e atenção com as famílias, procurando deixá-las mais seguras.


•        A paciência com as crianças e a preocupação com os que choram mais e ainda estão inseguros.


•        Manter sempre as crianças envolvidas em atividades (sem longos períodos de ociosidade e espera)

•        A preocupação em deixar o ambiente bonito e bem cuidado

•       Muitas cantigas, brincadeiras, conversas, histórias e passeios com as crianças. Ações que refletem o clima gostoso da infância e fazem o dia a dia das crianças mais gostoso e a saudade da mamãe passar mais depressa.

 A ajuda das famílias é muito importante nesse período!