Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de
expressão da infância. Nas interações criadas nos momentos do faz de conta, as crianças põem à prova seus saberes ou significações e podem ampliá-los.
Brincando, a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico social e aprende mais sobre as relações entre as pessoas, sobre si mesmo e sobre o outro.
Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
A diferenciação de papéis se faz presente sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências.
Os espaços e materiais qualificando a brincadeira
Todos esses elementos servirão como recursos para as crianças agirem e aprenderem.
O educador se faz presente como observador e organizador das brincadeiras e jogos que as crianças gostam e conhecem.
Planejando e organizando o ambiente ,
Garantindo a oferta de materais variados e sempre acessíveis
Observando atentamente as crianças e as interações que elas estabelecem nas brincadeiras.
Nutridos por nossos estudos e discussões em nossos encontros de formação, nasce o projeto:
Faz de Conta no CEI
Que tem por objetivo qualificar as brincadeiras a partir de intervenções planejadas nos espaços coletivos com a criação de novos cenários de faz de conta no CEI.
Conheça um pouco mais desse trabalho :
UMA SUGESTÃO SERIA FAZER UM PORTIFOLIO DE CADA CRIANÇA, PARA QUE NÓS PAIS PUDESSEMOS INTERAGIR MAIS COM NOSSOS FILHOS JA QUE NO BLOG NÃO SE ENCONTRAM MUITAS FOTOS DAS CRIANÇAS, GOSTARIA DE SABER MELHOR COMO É AS ATIVIDADES NA MINHA FILHA NA ESCOLA E COMO ELA REAGE COM CADA APRENDIZADO VINDO DE VOCÊS, OU VER UMA FOTINHO DELA AQUI NO BLOG. ATT: JULIANA
ResponderExcluir