A história de uma parceria...
Sobre idéias e pães
Dois homens caminhavam por uma ponte, cada qual carregando um pão. Eles se encontraram, trocaram seus pães e cada qual seguiu seu caminho carregando consigo um pão!
Dois homens caminhavam por uma ponte, cada qual carregando uma idéia. Eles se encontraram, trocaram suas idéias e cada qual seguiu seu caminho carregando agora, duas idéias!
Essa é a essência de uma parceria muito sonhada que está nascendo agora entre os profissionais de três CEIs da DRE Penha:
CEI Waltinho, CEI Caldana e CEI Sta Barbara
Considerações:
Já há algum tempo nós, coordenadoras pedagógicas dessas unidades, nos conhecemos e nos reconhecemos nos mesmos sonhos, ideais e nos compromissos assumidos por uma educação melhor para nossos pequenos.
Nossos encontros rápidos entre uma e outra reunião de formação é sempre muito marcado por experiências e angustias partilhadas, mas também, pelo desejo de parcerias estabelecidas que nos fortaleçam profissionalmente e qualifiquem nossas ações formativas.
Por acreditar na força dos gravetos unidos pelos nós, apostamos no estar junto!
Nosso propósito é promover alguns encontros entre os formadores onde pudéssemos:
· Analisar os processos formativos vividos pelas unidades e refletir sobre suas singularidades e generalidades
· Pensar juntas em boas pautas formativas, intervenções e encaminhamentos para grupos.
· Pesquisar e elaborar materiais de apoio interessantes e significativos que sustentem, enriqueçam e qualifiquem nossas formações.
· Possibilitar o intercâmbio de experiências entre os professores das unidades
Ações coerentes com esses objetivos: Após analisar /avaliar as necessidades e percursos formativos dos grupos, discutimos juntas, os PEAs das unidades, traçamos considerações sobre os processos formativos de cada uma das unidades para identificarmos semelhanças que nos permitiriam pensar num tema de formação afinado para as três unidades.
Para marcar esse percurso de formação achamos importante resgatar algumas ideias e “afinar conceitos e concepções” com os grupos, tal qual quem afina os instrumentos com seus músicos antes de tocar a melodia.
Escolhemos retomar os princípios que sustentam as propostas da educação infantil numa vivência com os professores das três unidades. Uma vivencia coletiva que de alguma forma marca um ponto comum de partida para o trabalho em cada unidade e que reserva a cada formador, a liberdade de ajustar os encaminhamentos as possibilidades, necessidades e potencialidades de seu grupo.
Considerações: A jornada Pedagógica traz como foco os planos de trabalho do professor .
“Toda a jornada deve ser planejada para atender às características do projeto pedagógico de cada Unidade de Educação Infantil tendo como referência as Orientações Curriculares que desde 2008 vem sendo trabalhadas com os educadores da rede. O que deve orientar essa organização é o olhar sensível e investigativo dos professores em relação aos momentos em que cada um dos campos de experiências geradoras de aprendizagens significativas deve ser trabalhado”. (SME 2010)
Coerentes com essa proposta, pensamos em estratégias que não só garantissem espaço para a escrita desses planos mas que buscassem subsidiar reflexões importantes dos grupos sobre:
· Os princípios da educação infantil e em que concepções eles se sustentam
· As concepções que norteiam nosso trabalho
· E a busca pela coerência entre nossas intenções e ações docentes refletidos em nossos planos de trabalho
Decidimos promover o encontro dos professores das Unidades numa vivência coletiva com o objetivo de :
subsidiar discussões importantes quanto aos princípios e propostas da Educação Infantil,
servir como ponto comum de partida para a formação de cada uma das unidades
favorecer um possível intercâmbio entre todos os educadores.
Para disparar algumas questões importantes dessa discussão escolhemos como material de base o filme WALL-E Por contarmos com um espaço privilegiado do teatro do CEU intencionamos promover o encontro das três unidades para assistirem ao filme.
Clicar no link abaixo para conhecer a pauta formativa completa da nossa jornada construída conjuntamente pelas três formadoras:
Irene, Rosana e Sandra a partir das discussões e reflexões partilhadas.
Para que o sonho de uns, seja o realidade de muitos, há que se partilhar.
Alimentamo-nos nas experiências partilhadas, nas reflexões construídas, e na análise constante dos nossos fazeres.
Saímos dos nossos espaços para celebrarmos o valor de ser junto:
Nestes instantes, nos constituímos como sujeito autor que cria e recria suas competências e se redescobre melhor a cada dia.
E agora, nossas vozes todas juntas podem dizer mais forte que, por aqui , tem gente que não só sonha com uma educação pública de qualidade para todos, como assume todos os dias o compromisso de transformar este sonho em realidade.
Quem sabe não é esse mesmo o sentido do nosso fazer:
Repartir idéias para todos terem pão!"
(Mario Sergio Cortella)