segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Parceria com as famílias

Acontece por aqui!
O reconhecimento e a valorização da educação infantil passam pela qualificação das práticas e pela garantia de espaços de socialização e discussão de idéias de todos os envolvidos. É nisso que essa equipe acredita e e busca garantir .
Assim, nosso Blog , abre espaço para a voz dos  educadores, que irão contar um pouco de suas  iniciativas e propostas com seus agrupamentos.
Através desses registros,  será possível partilhar um pouco do trabalho dos profissionais dessa Unidade que inspiram, conspiram e transpiram todos os dias por uma educação melhor para nossas crianças.

PROJETO -"FAMÍLIA NA ESCOLA"

Trabalho desenvolvido no Mini Grupo I ABC

Fortalecendo as relações de parceria com as famílias

A família constitui o primeiro contexto de educação e cuidado do bebê. Nela ele

(...) constrói suas primeiras formas de significar o mundo. Quando a criança passa a

freqüentar o CEI, (...)faz-se necessário (...) integrar as ações e projetos das famílias e das instituições de educação infantil.

O trabalho com as famílias requer que as equipes de educadores trabalhem para

compreendê-las e tê-las como parceiras e acolham diferentes formas de arranjos familiares, respeitar o olhar delas sobre suas necessidades, opiniões e aspirações, como alguém que conhece seu filho e almeja certas aquisições para ele.

Cada família pode ver no professor alguém que lhe ajuda a pensar sobre seu próprio

filho e trocar opiniões com ele sobre a experiência no CEI(...).
(OCs- Educação Infantil)


Norteadas por esses princípios, neste ano, pensamos em situações que nos permitissem conhecer melhor as famílias das nossas crianças e estreitar as relações de parceria com elas, pois sabíamos que essa seria uma forma de fazê-las sentirem-se mais seguras e confiantes com o nosso trabalho.

Planejamos alguns encontros onde pudessem participar do dia-a-dia das crianças no CEI. Nesses encontros, as famílias foram convidadas a passar uma tarde com seus filhos e a participarem de uma oficina, conosco e com as crianças.

Não existe parceria sem espaço de voz e de escuta, por isso, nossa primeira ação foi perguntar às famílias se tinham interesse em participar das atividades e quais oficinas gostariam de realizar.

Decidido o tema da oficina, marcamos o encontro:





O dia planejado chegou e arrumamos os espaços para receber os pais. Nossa sala foi cuidadosamente preparada e virou um pequeno atelier para acolher as famílias e as crianças de forma tranqüila e organizada.

Nosso encontro não teria sido tão especial sem o carinho e a colaboração das professoras da manhã: Marília, Neide e Simoni, que se dedicaram junto com as crianças na confecção dos cartões.

 Sonhávamos com a participação do maior número possível das famílias e foi com grata surpresa que vimos a grande maioria delas  presentes  no dia do nosso encontro.
Alguns trouxeram a vovó, os tios, até os amigos vieram!

Já era possível perceber a felicidade estampada no rosto das crianças quando viram seus familiares chegarem.





Teve brincadeira no parque, jantar especial na companhia das famílias 


Depois de um jantar com “sabor especial” era a hora da nossa oficina!


Destacamos a importante participação dos PAPAIS nas atividades!




É algo desafiante, sem dúvida, mas um valioso aprendizado para cada professor ser um parceiro mais sensível às formas de estar em família numa sociedade plena de conflitos. Com certeza, o grande beneficiado dessa relação de apoio e estímulo é a criança. (Orientações Curriculares- Educação Infantil)

Desta vez as famílias escolheram “Fazer Arte”: Oficina de criação de sacolas retornáveis com a reutilização de camisetas.

Cada um usou sua criatividade e todos juntos, exploraram os materiais disponibilizados à vontade.

O encontro ocorreu de modo tranqüilo e organizado e após esta tarde de encontros e parcerias, terminamos exaustas mas, completamente satisfeitas com os resultados alcançados, que superaram nossas expectativas.

Para Gokhale (1980), a família não é somente o berço da cultura e a base da sociedade futura, mas é também o centro da vida social. A educação bem-sucedida da criança na família é que vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto. A família tem sido, e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas. Assim, pode-se dizer que as crianças precisam sentir que fazem parte de uma família.


Nós, professoras do Mini Grupo I ABC do CEI Professor Walter de Andrade, acreditamos e apostamos nesta idéia e incentivamos a todos os educadores a viverem esta experiência.
 Veja as fotos desse trabalho


4 comentários:

  1. Parabéns meninas! Ficou muito legal o registro de vcs!!! Bjs, Isa

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  2. Bom nem tenho como agradecer o carinho e a educação que vcs passam para meu filho Felipe Schiavone,só peço a Deus que abençõe sempre, bjks mamãe Marcia.

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  3. Uma boa parceria com as famílias é sinal de que há muito profissionalismo e respeito por todos os envolvidos no processo educativo das crianças. Parabéns equipe! Belíssimo trabalho!

    Paula Mora dos Santos - CP do CEI Parque Santa Rita

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  4. nilda gonçalves campos30/9/11 15:42

    parabéns,fico feliz por minha filha participar de tudo isso, é maravilhoso obrigado por tudo o que vocês fazem para ajudar nós mães, sinto feliz cada dia que minha filha chega dizendo o que aprendeu na creche é gratificante beijos da júlia de jesus campos e da mãe nilda

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