segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Teatro da EMEI para as crianças do CEI

Uma manhã muito especial!

..." O Teatro na educação infantil deve ser entendido como uma experiência
completamente
integrada às outras experiências vividas pelas crianças: a leitura de
histórias, a brincadeira, a expressão plástica, a música, o movimento.”... (Orientações Curriculares”- Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas da Educação Infantil.)

Neste mês, as crianças da EMEI Paulo Freire, apresentaram-se no anfiteatro do CEU para a turminha do CEI Professor Walter de Andrade. A peça, sobre o aniversário do Saci, encerrava o projeto trabalhado pela unidade.
Os atores, muito animados e concentrados, cativaram a platéia que participou com interesse e alegria, batendo palmas, dançando e cantando.
Logo na entrada, apreciando os cenários e os painéis demonstravam ansiedade para assistir a “Peça do Sítio do Picapau Amarelo” e alguns comentavam seus personagens preferidos, sendo que a Cuca ganhava de longe.



Essa experiência foi muito rica para ambos os grupos. Percebíamos que as crianças da EMEI estavam se divertindo, “trabalhando com seriedade” em seu papel de ator. Ser criança e brincar de ser o que a imaginação sonhar, mergulhar na fantasia e expressar-se. Observamos também a preocupação dos professores em respeitar a expressão individual de cada criança, pois cada criança estava livre para movimentar-se a seu modo no palco.

...”A dramatização está ligada ao jogo, onde reside a raiz de toda a criação infantil. Muito cedo, as crianças começam a brincar de ser coisas diferentes, destacando ou modifcando sua própria aparência. A experiência de interagir com diferentes parceiros as leva a imitar signifcativamente seus gestos, movimentos e expressões. Nessas brincadeiras, as crianças poderão ser apoiadas pelo professor ou pelos colegas na utilização de vários elementos característicos do teatro: fantasias, maquiagem, adereços, máscaras etc.”...(Orientações Curriculares”- Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas da Educação Infantil.)


Para a platéia (nós) foi uma experiência riquíssima pois só se aprende a ser platéia, sendo platéia. Frase confusa?!
Vou tentar explicar... O meu comportamento, enquanto platéia, muda de acordo com o contexto... a platéia do cinema é diferente da platéia do teatro, da platéia de um show de rock ou de um concerto musical ou de um jantar ao som de música ao vivo, ou de uma roda de viola ao redor da fogueira...E sabe como a gente aprende tudo isso? Todas essas formas culturais de ser expectador?  Tendo a oportunidade de vivenciar em contextos sociais reais,  é claro!!!

“...a experiência teatral somente se completa na relação entre palco e platéia. O teatro depende do público para acontecer e nesse fato reside uma de suas maiores vantagens e forças. Dessa forma, revezar-se entre “ser ator” e “ser platéia” é igualmente importante.As crianças podem aprender a assistir e comentar o que viram depois de encerrada a apresentação, já que a platéia é uma parte orgânica da experiência teatral. ...”(Orientações Curriculares”- Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas da Educação Infantil.)

E a história então?! Visitamos nossas memórias lembrando-nos do que já aprendemos sobre o Sítio e aprendemos coisas novas, as cores, os sons, crianças no palco (um vizinho? um primo? um irmão?) tudo diferente... Recordamos cantigas folclóricas e cantamos juntos, acompanhando o ritmo e conversamos sobre o que vimos e o que fizemos.
Tudo ficará guardado no “nosso baú de memórias” e talvez um dia...
...A gente também podia sair da platéia, subir no palco e viver o sonho de ser artista, só pra poder apresentar uma peça bem bonita para nossos amigos da EMEI que agora poderiam experimentar o papel nossos expectadores.

"(...) revezar-se entre “ser ator” e “ser platéia” é igualmente importante.As crianças podem aprender a assistir e comentar o que viram depois de encerrada a apresentação, já que a platéia é uma parte orgânica da experiência teatral. ...”(Orientações Curriculares”- Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas da Educação Infantil.)

Nós , crianças e equipe do CEI Waltinho, parabenizamos e agradecemos as crianças e equipe da EMEI Paulo Freire pela manhã deliciosa que nos proporcionaram e pela rica vivência que muito contribuiu para o nosso desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário