Quando a criança passa a frequentar o CEI, creche ou EMEI,
faz-se necessário (...)integrar as ações e projetos das famílias e das
instituições de educação infantil.
O trabalho com as
famílias requer que as equipes de educadores trabalhem para compreendê-las e
tê-las como parceiras.(...)
Um ponto inicial de
trabalho integrado da instituição de educação infantil com as famílias pode
ocorrer no período inicial de adaptação e acolhimento dos novatos. Isso se fará
de modo mais produtivo, se nesse período os professores dão oportunidade para
os pais descreverem seus filhos e as expectativas que têm em relação ao
atendimento no CEI, creche ou EMEI enquanto lhes informam e com eles discutem
os objetivos propostos pelo projeto pedagógico da unidade e os meios organizados
para atingi-los.(...)
Certos de que é preciso acolher sempre e de que a parceria com as famílias precisa ser
muito mais do que uma boa relação restrita aos cinco minutos de contato
estabelecido nos momentos de entrega e de retirada das crianças, a equipe do CEI Waltinho tem buscado investir cada vez mais nessa relação.
Neste ano, por solicitação do grupo, reservamos um dos dias de reunião pedagógica do inicio de fevereiro para garantir encontros com as famílias antes mesmo das crianças chegarem.
É
muito importante para as crianças
que professores e famílias se
conheçam e estabeleçam um laço de
amizade e confiança.
Isso
favorece a construção de vínculos importantes que farão com que a adaptação da
criança ao CEI se dê de forma mais tranquila.
Optamos
mais uma vez por investir num encontro mais informal que favorecesse uma
relação gostosa entre as famílias e os profissionais do CEI Waltinho.
Planejando com muito cuidado e carinho esse encontro:
O
corredor foi decorado com muitas imagens que contavam um pouco do trabalho que
a Unidade vem desenvolvendo nos últimos anos e as portas traziam as fotos e
nomes dos professores para as famílias já pudessem ir conhecendo
Os espaços foram preparados com muito carinho
para receber as famílias das nossas crianças.
Logo
na entrada, uma lista das crianças com a indicação da sala em que estava
matriculada e funcionários sempre muito atenciosos para auxiliarem as famílias
a encontrar a sala do seu filho.
Logo
os pais chegaram e foi bom ver a Unidade cheia de novo.
Tudo o que desejávamos era que ali começasse uma história de parceria, cumplicidade e carinho. Porém, sabíamos também que não basta desejar. É preciso garantir ações que contribuam para transformar aquilo que desejamos em realidade de fato:
Tudo o que desejávamos era que ali começasse uma história de parceria, cumplicidade e carinho. Porém, sabíamos também que não basta desejar. É preciso garantir ações que contribuam para transformar aquilo que desejamos em realidade de fato:
Cada professor recebeu a família das suas crianças que puderam conhecer melhor a sala e os profissionais que trabalhariam com seus filhos.
Repetimos
a experiência do ano passado e planejamos uma oficina de customização das
agendas onde pais estariam com as
professoras do seu filho.
Cada
família deu seu toque especial para personificar a agenda que já traziam os
principais informes.
Nosso propósito para esse encontro é desconfigurar um modelo de reunião escolarizado do tipo: “Senta que eu vou te dizer como a escola funciona” e no lugar disso, favorecer uma relação de maior proximidade, cumplicidade e parceria entre os profissionais da Unidade e os familiares.
Reservar
espaços de voz e de escuta das famílias e de suas expectativas é fundamental
para se estabelecer uma relação pautada em confiança, respeito e parceria.
É que pode colher os frutos de “ser junto”:
O encontro foi muito bom!
Falar, ouvir e ser ouvido, acolher e ser
acolhido, estar e ser junto é o que marca uma relação de parceria como a que
queremos construir aqui.
Crianças, familiares e professores todos
juntos como deve ser.
Veja mais fotos desse encontro:
Sonhamos com uma relação de parceria com as nossas famílias
Uma parceria que vá para muito além dos encontros na hora da chegada e saída das crianças,
Sonhamos com a participação de todos
Para muito além de organização das mochilas , da presença nas reuniões ou dos bilhetes trocados nas cadernetas.
Não que isso não seja importante, mas não é só isso!
Uma parceria de verdade pede antes de mais nada, conhecer pelo nome, confiar, conversar sempre, olhar nos olhos, estar disposto a ouvir e se colocar no lugar do outro e achar importante a sua opinião.
Tudo isso, regado à gentileza, cuidado, respeito e prazer em estar e ser junto.
Queremos ser mais do que espaços de voz, queremos ser espaço de escuta!
Queremos sonhar com os mesmos sonhos de uma educação de qualidade para todas as crianças e de um mundo melhor pra todos.
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