domingo, 3 de julho de 2011

Cantos de Leitura



A Importância da leitura no CEI
Durante muito tempo acreditou-se que as dificuldades de leitura e escrita estavam ligadas a deficiência dos alunos; Hoje, já sabemos que estas dificuldades têm relação com a falta de intimidade, acesso e contato com a língua escrita. Contato esse, que deve acontecer desde muito cedo.
Ou seja: estimular a leitura desde o berçário, com bebes que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de futuros leitores.
É muito interessante observar as hipóteses que as crianças constroem a partir desse contato com a leitura e a escrita desde muito cedo (muito antes de saberem ler ou escrever convencionalmente):
Como se sentam e folheiam os livros, descobrem a posição das figuras como se vira as páginas de um livro no sentido da leitura, como passam os dedinhos no texto escrito como se seguissem as letras ou ainda, como se apropriam discursivamente das estruturas convencionais da linguagem escrita tal qual elas aparecem nos diferentes textos (“era uma vez” ,”levou-a ao jardim”) mesmo sem nunca tê-los lido convencionalmente, mas com uma intimidade que só é possível a quem é oportunizado este contato através de leituras constantes e do uso social da leitura e escrita.
A construção da postura leitora é uma rede de significados construídos pelas crianças desde muito cedo, ainda em meio a fraldas e mamadeiras, que as auxiliará a compreender melhor as estruturas da leitura e da escrita.

Dessa forma, proporcionar a criança, desde seus primeiros anos de vida o acesso a língua escrita em todos seus usos e formas é investir-se na tão sonhada: ”Igualdade de oportunidades”.


Era uma vez, um grupo de professores de um CEI que sabia da importância da leitura para os bebês.
E saíram espalhando suas idéias na forma de cantos de leitura por todos os espaços do CEU.















3 comentários:

Deixe aqui seu comentário