quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LEITURA AO AR LIVRE


Atividade realizada na sala dos Mini grupos IJ
 Professoras Isa e Maria Rita

É muito importante oportunizar o contato das crianças com os livros ainda em meio às fraldas e mamadeiras.

“A construção da escrita é longa e se inicia nos primeiros anos de vida. A criança, cuja família é usuária da escrita, tem a oportunidade de, convivendo com esses usuários, ir construindo gradativamente esse conhecimento”.
 (PMSP, SME/DOT Educação Infantil e Alfabetização, p.34).



 
Fazemos sempre roda de leitura com as crianças, desta vez pensamos em uma coisa diferente.
Leitura ao ar livre’.
Ao passearmos pelos diversos espaços do CEU notamos que existem alguns cantos que para os outros são somente um caminho, uma árvore ou um cantinho, mas nós achamos que estes espaços poderiam proporcionar momentos de leitura muito agradáveis com nossos pequenos.
Escolhemos um espaço aconchegante a sombra de uma árvore e fizemos a leitura de um livro de preferência das crianças.

Nesses momentos, podemos observar as hipóteses que as crianças constróem a partir desse contato com a leitura e a escrita desde muito cedo (muito antes de saberem ler ou escrever convencionalmente).

“Na educação infantil os professores emprestam generosamente sua voz aos textos para que os autores possam falar às crianças, uma vez que elas ainda não  podem fazê-lo sozinhas”. (Orientações curriculares : expectativas de arendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil - SME / DOT, 2007)
Observamos que as crianças já sabem muitas coisas sobre livros e leitura: as diversas posturas ao ouvir, folhear e explorar os livros e suas histórias. 
No contato com os livros , ampliam suas possibilidades de comunicação e expressão  familiarizando-se com a escrita e a postura leitora. 

Ou seja, estimular a leitura desde o berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de futuros leitores.

 Assistam o vídeo da nossa Leitura ao ar Livre
Responsáveis pelo registro:     
Isabelle Ribeiro de Oliveira
Maria Rita Cordeiro de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário