quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Reconto de Histórias
Mini Grupo II D
Professora Vanessa


Contando e ouvindo histórias, as crianças desenvolvem a oralidade, organizam o pensamento e a idéia em seqüência, e a imaginação.
Podendo contar do seu jeito, elas podem trazer seus pensamentos e idéias  que se misturam a história e muitas vezes criam novas versões, apoiadas pelo contexto que a história oferece.




Hoje, com a intenção de trabalhar um reconto de história preparei o ambiente da sala com almofadas e colchões para dar conforto e aconchego escolhi o livro preferido das minhas crianças “Léo e Albertina”.



Li a história e em algumas partes fazia intervenções perguntando  o que eles achavam que iria acontecer depois, normalmente eles seguiam a história real mas algumas tentavam adivinhar.
Após contar, perguntei quem queria contar do seu jeito muitos se propuseram, comecei pela Layana que, ao contar a história, acrescentou no fim que o Léo casava com a Albertina.


O Nicolas por sua vez recontou uma história completamente nova se baseando nas figuras. Na história dele, um porco tomava banho de lama.
Já o João Gustavo contou a história na íntegra.


Percebi que foram maneiras diferentes de contar entender e se afetar com a história.
Adicionavam fatos na história de coisas que elas gostariam que acontecessem e também coisas que elas estavam deduzindo que aconteceriam se a história continuasse.

Na próxima contação, escolherei um livro que eles possam se identificar, por exemplo: “Você tem medo de que?”, Pois nas rodas de conversa surge sempre o fato do medo de bruxas, medo de dormir sozinhos etc... Com isso, o faz de conta os ajudará a trabalhar melhor com essas questões.

Assista ao vídeo com as imagens dessa atividade


Professora responsável pelo registro:

Vanessa Lopes Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário