sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Oficina de Culinária

OFICINA DE CULINÁRIA

Mini Grupo I D E F
Professoras Clotilde, Lilian e Adriana 


Há muitas coisas que se pode aprender e viver numa experiência coletiva do preparo de um prato. Perceber a transformação dos alimentos, os sabores e aromas, brincar com pesos, quantidades e medidas e com o valor da escrita na hora de acompanhar uma receita. Sem contar nas inesquecíveis experiências de infância de raspar uma tigela enquanto se sente o cheiro do bolo assando no forno.

Vivências coletivas e marcadas por um contexto cultural rico em significados para os nossos pequenos.

Hoje foi dia de bolo no CEI!

             Visando proporcionar novas vivências às nossas crianças, realizamos com elas uma atividade culinária:
Preparamos um saboroso bolo de mandioca
            Iniciamos a atividade conversando sobre alimentos saudáveis e apresentamos às nossas crianças a raiz de mandioca, conhecida também como aipim ou macaxeira. As crianças puderam manusear e explorar a mandioca em seu estado natural. Algumas ao sentir sua textura e aroma teceram diversos comentários, tais como: “Posso comer assim?!” Estas observações importantes, garantiram que as crianças visualizassem melhor o processo de transformação da mandioca em um saboroso bolo.      
      
   “... As crianças podem ir além da simples observação e descrição dos objetos. Reconhecer os materiais de que são feitos os objetos de uso diário, por exemplo, pode auxiliá-las na compreensão do processo de transformação dos materiais. Quando se trabalha com o conceito de transformação, deve-se considerar e observar as diferenças entre estado inicial e final. (...) As crianças podem observar, por exemplo, as transformações que ocorrem no cotidiano: a transformação da massa em bolo, do liquido em gelatina sólida, entre outras tantas. “ (Orientações Curriculares”- Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas da Educação Infantil.)


            As crianças vestidas com avental e touca para dar “um clima”, foram à cozinha para o tão esperado preparo. Para a oficina culinária acontecer, seriam necessárias organização e cooperação de todos os envolvidos.

          Acompanhar a leitura da receita ressaltava a importância da leitura e escrita e poder brincar com os pesos, medidas e quantidades já faziam desses instantes momentos de ricas experiências e aprendizagens para as crianças.

            Durante a oficina surgiram intervenções do tipo: “Você já colocou os dois ovos?”, “Eu também quero mexer o bolo”, “Que, ô! Você já mexeu”, “Professora! Deixa eu lamber a colher?”. As crianças riam muito, e puderam participar de cada etapa do preparo do bolo.
         
   Hum!...

            Quando finalmente, o bolo ficou pronto, exalando um delicioso aroma, as crianças não se continham em admirá-lo. Logo vieram as perguntas: "Já pode comer, professora?", "Hum!, tá cheiroso!" E todas apreciaram muito o bolo que ajudaram a preparar.



Fica aqui uma dica:

            Incentive a criança, desde pequena, a participar com a família do preparo das refeições. É preciso resgatar a cultura do cozinhar em casa alimentos nutritivos e saudáveis e envolver as crianças nesses processos é uma forma interessante para que ela aprenda e desenvolva bons hábitos alimentares e também valorize os instantes de alimentação enquanto tempos de convívio.

Confira as fotos :


Professora responsável pelo registro
Clotilde Muniz Pires Reis

Um comentário:

  1. Quero dizer a todos do CEU CEI Professor Walter de Andrade!!! Parabéns(MAIÚSCULO)e com enorme satisfação que deixo esse singelo.A essa atividade e a todas demais iniciativas, muito obrigado por fazerem parte do desenvolvimento de todas as crianças e em particular de minha filha Alana Andrade Rodrigues de Lima.Desejo a todos um ótimo Natal e um Feliz 2012. Ass. Pai Alan

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