segunda-feira, 25 de março de 2013

Arte no Mini Grupo II A


Hoje, eu estava passando pelo corredor visitando as salas quando me deparei com algo que encantou meus olhos:
Um canto com as produções artísticas das crianças expostas com muito cuidado. 










O que mais me chamou a atenção foi a valorização da professora pelos desenhos e pinturas infantis, de forma que a criança pudesse apreciar não só sua produção mas também a produção dos colegas. 




Conversei com a professora  para saber mais sobre aquele trabalho  e  fiquei ainda mais encantada com o seu cuidado e compromisso .





-Fui até a Pinacoteca, 

http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/cultura_museus_pinacoteca

_ Eles me disponibilizaram um material muito interessante com obras de diversos artistas. 





_ O material é para ser trabalhado no fundamental, mas adaptei, transformando e criando sobre ele uma nova proposta, de forma que as crianças pequenas pudessem pensar, entender e aprender sobre arte.





 _ Mostrei as imagens, conversamos sobre elas e fizemos também nossas experiências com tinta sobre papel sulfite e com giz sobre color set.




Na perspectiva de apontar orientações didáticas comuns à exploração da expressividade, pode-se dizer que, no trabalho educativo, a história da arte e as produções dos artistas nos diferentes campos (artes visuais, dança, teatro música, etc.) não estão postas como objetos em si mesmos, mas sim a serviço do processo criativo da criança, da construção de modos de fazer e pensar em diferentes contextos. Além disso, a experiência expressiva não depende de uma busca desenfreada a fazer mais e mais. Tão importante quanto fazer, é ver, apreciar, fruir. O tempo de fazer deve ser equilibrado com o tempo de olhar, pensar, imaginar e conhecer processos de produção. Esse complexo de experiências pode ser organizado no cotidiano do CEI, creche e EMEI de diferentes modos.


Após o momento da produção orienta-se a organização de uma roda para que todas as produções sejam expostas, condição necessária para que as crianças observem e comentem os resultados. Nesse momento o professor deve promover a crescente tomada de consciência pelas crianças sobre os processos de produção bem como a apreciação de seus efeitos visuais, socializar as alternativas que elas encontram e os procedimentos por elas mais utilizados. Conforme o professor apóia as crianças a expressar as sensações e sentimentos e a debater as idéias sobre suas produções, elas podem fortalecer o desejo de novos projetos, mantendo aceso o interesse, a vontade e a curiosidade pela criação visual. 





A Professora Silvia está organizando as produções em cadernos de arte com folhas em tamanho A3, e as crianças mostram suas produções com muito orgulho.

                             Veja o vídeo.





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