quarta-feira, 13 de julho de 2011

FAZ DE CONTA NO CEI

Há muito já sabemos da importância do brincar para o desenvolvimento infantil.
Brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de
expressão da infância. Nas interações criadas nos momentos do faz de conta, as crianças põem à prova seus saberes ou significações e podem ampliá-los.
Brincando, a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico social e aprende mais sobre as relações entre as pessoas, sobre si mesmo e sobre o outro.
Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por
meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
A diferenciação de papéis se faz presente sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências.
Na brincadeira, vivenciam concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência, assim como a elaboração de um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas.
Ao brincar de faz-de-conta, as crianças, ao mesmo tempo em que desenvolvem importantes habilidades, elas trabalham alguns valores de sua comunidade, examinam aspectos da vida cotidiana, apreendem os matizes emocionais de diferentes personagens, são capturadas por representações sociais sobre determinados eventos.
Os espaços e materiais qualificando a brincadeira
A oferta de materiais variados e sempre acessíveis às crianças e a organização de ambientes de forma confortável e orientadora das ações infantis favorecem o desenvolvimento da autonomia nas suas escolhas e a participação delas em várias atividades em um mesmo dia. No entanto, é preciso lembrar que agrupar as crianças em um mesmo espaço não garante a qualidade das interações infantis. Essas são mais prolongadas, interessantes, criativas e criadoras de novas formas de agir, quando o professor organiza as vivências propostas, os tempos, os espaços/ ambientes e disponibiliza materiais diversos.
Todos esses elementos servirão como recursos para as crianças agirem e aprenderem.
O educador se faz presente como observador e organizador das brincadeiras e jogos que as crianças gostam e conhecem.
O papel do professor é, portanto,  fundamental : antes,durante e depois da brincadeira
 Planejando e organizando o ambiente ,
 Garantindo a oferta de materais variados e sempre acessíveis
 Observando atentamente as crianças e as interações que elas estabelecem nas brincadeiras.


Nutridos por nossos estudos e discussões em nossos encontros de formação, nasce o projeto:
Faz de Conta no CEI
Que tem por objetivo qualificar as brincadeiras a partir de intervenções planejadas nos espaços coletivos com a criação de novos cenários de faz de conta no CEI.

 Conheça um pouco mais desse trabalho :

Um comentário:

  1. Anônimo5/7/12 15:12

    UMA SUGESTÃO SERIA FAZER UM PORTIFOLIO DE CADA CRIANÇA, PARA QUE NÓS PAIS PUDESSEMOS INTERAGIR MAIS COM NOSSOS FILHOS JA QUE NO BLOG NÃO SE ENCONTRAM MUITAS FOTOS DAS CRIANÇAS, GOSTARIA DE SABER MELHOR COMO É AS ATIVIDADES NA MINHA FILHA NA ESCOLA E COMO ELA REAGE COM CADA APRENDIZADO VINDO DE VOCÊS, OU VER UMA FOTINHO DELA AQUI NO BLOG. ATT: JULIANA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário